Ate os anos 80 as empresas têxteis de Minas tinham a tradição da tecelagem em algodão.Todas produziam mais ou menos os mesmos produtos dirigidos para a cama e mesa.Tínhamos as chitas com cores primarias e os tecidos para cortinas estampados com arvores com as raízes soltas em cores beges e castanhos. Os desenhos eram genéricos e comum a todas as empresas.
A Cachoeira da Prata – empresa de fiação e tecelagem havia comprado uma Empresa de malhas a Velonorte e me chamou para desenvolver a primeira coleção . Em seguida me entregaram a tecelagem e estamparia dos tecidos planos.
Naquela época ainda não havia a computação gráfica e os desenhos eram feitos em guache pelo pessoal da empresa.O numero máximo de cores era de 8 e para economizar usavam apenas 4 ou 5. O fio mais fino era o 40 e a economia nas batidas deixavam o tecido ralo e rústico; o que era camuflado pela goma que tirava o caimento. Criar produtos de moda a partir daí era o meu desafio.
A solução foi aumentar as batidas, já que no fio não tinha como mexer ,diminuir a goma, aplicar bastante amaciante e introduzir desenhos novos e novas cores para as chitas. Para a decoração usei o fio 30 com mais batidas o que deu um excelente tecido para cortinas e novos desenhos substituíram as horríveis arvores fantasmagóricas. O sucesso foi imediato.
Mas eu queria mais. Eu queria sair do pigmento e fazer a estampa reativa onde o corante reage com a fibra e o tecido fica sem goma e om o caimento maravilhoso.Para isto teríamos que inaugurar um vaporizador que a e a empresa havia comprado a 50 anos e não tinha sido usado. Desenvolvi novos desenhos gravei cilindros e com a ajuda do técnico da Hoescht Carlos Navarro desenvolvi uma cartela de cores com inspiração africana .
Num fim de semana colocamos o vaporizador para funcionar e na segunda feira a coleção já estava pronta com 8 desenhos em três variantes de cores. Na segunda mesmo Arnaldo e eu partimos para SaoPaulo e visitamos o maior atacadista de moda de São Paulo que ,estarrecido diante do produto novo, comprou toda a coleção apesar de achar salgado o preço . E o mercado ganhou um produto novo.